Confira abaixo como elaborar um PCMAT completo
- Analisar os projetos. Nessa etapa, é fundamental verificar os projetos programados na construção para tomar conhecimento sobre as instalações, equipamentos e métodos de construção que serão utilizados;
- Vistoria. Nesse passo, é necessário fazer a vistoria do local onde a construção será erguida para que a análise inicial do projeto seja complementada. Na visita, o profissional terá as informações certas sobre como será a condição de trabalho na obra em questão. É importante verificar se há demolições que precisam ser realizadas, as condições do acesso, se há necessidade de escavação, as características do solo, etc.
- Avaliação. Essa é a hora de avaliar as condições do local e definir as questões sobre os possíveis riscos para que as medidas de controle sejam praticadas.
- Documento base. O documento base serve para que tudo o que foi levantado seja descrito com todas as fases do processo de produção. No desenvolvimento, o profissional precisa descrever quais são as instalações e estratégias para eliminar e controlar os riscos.
- Programa. Nessa hora, o programa é implantado no campo, pois o maior objetivo do PCMAT não é servir apenas como relatório, mas sim implantar o plano escrito em prática.
- Desenvolvimento;
- Treinamento pessoal;
- Explicação sobre os equipamentos de proteção;
- Avaliação contínua dos riscos;
- Indicadores para o desempenho;
- Verificação e gerenciamento contínuo do sistema implantando.
- Informe ao DRT (Delegacia Regional do Trabalho) com tipo de obra, datas, número de trabalhadores, qualificação e endereço da obra;
- Informações sobre o local e o entorno da obra;
Descrição sobre a obra desde o terreno ao acabamento;
- Descrição sobre todas as áreas de vivência, tais como cozinha, lavanderia, etc;
- Equipamentos e maquinário que será utilizado e os controles para a segurança;
- Sinalização adequada de acordo com o plano;
- Descrição dos riscos em cada fase da obra;
- Processos que devem ser utilizados em emergências;
- Treinamentos sobre riscos;
- Elaborar o cronograma certo de cada tipo de execução dentro da obra;
- Ilustrações para detalhar o plano.
É fundamental seguir as normas em vigor para garantir a real segurança do programa e ter sucesso ao final da obra.
Se você precisa fazer o plano na faculdade ou no curso, é indicado visitar uma obra real para obter informações mais precisas e de acordo com o tipo de local escolhido para realizar o trabalho.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário