Algumas atividades exigem dos profissionais, além da dedicação, características bastante específicas para que estes possam desenvolver seus afazeres com qualidade. O Técnico de Segurança do Trabalho precisa ser um profissional com uma boa capacidade comunicativa e saber fazer uso de ferramentas que o auxiliem no processo comunicativo tal como, por exemplo, o DDS (Diálogo Diário de Segurança), uma ferramenta utilizada desde empresas de pequeno porte até grandes multinacionais.
O DDS tem uma importância fundamental para a prevenção de acidentes e, de acordo com a cultura da empresa, pode ser conduzido por
outros profissionais, tais como supervisores e líderes de equipes, demonstrando, assim, compromisso das lideranças de produção com a segurança industrial.
outros profissionais, tais como supervisores e líderes de equipes, demonstrando, assim, compromisso das lideranças de produção com a segurança industrial.
Os profissionais de saúde devem ser incentivados a levarem mensagem sobre saúde ocupacional, e caso a empresa apoie, pode ser realizado em conjunto a ginástica laboral.
Para os profissionais que desejam algumas dicas sobre como começar um DDS, seguem os principais 11 passos para a sua realização:
1) Organize as pessoas em pé e em círculo, preferencialmente; somente realizar o DDS assentado quando o mesmo se realizar no auditório, ou local que proporcione esta situação;
2) Cumprimente as pessoas: bom dia ou boa noite;
3) Prenda a atenção de todos ao tema abordado no DDS;
4) Observe o estado emocional de cada um. Veja se alguém aparenta algum problema de saúde, desequilíbrio ou embriaguez;
5) Leia a pauta sugerida para o dia destacando e comentando os pontos mais importantes;
6) Comente desvios comportamentais observados no dia anterior ou incidentes e acidentes, quando houver;
7) Fale com a equipe sobre o trabalho do dia, seus aspectos/impactos e a maneira correta e segura de realizá-lo;
Nota: Anote o que você falou no espaço reservado;
8) Quando se tratar de serviço novo, leia os procedimentos e faça um relato do passo a passo;
9) Confirme que todos da equipe estejam com todos os EPIs necessários para o trabalho;
10) Dê oportunidade para que sejam tiradas as dúvidas e para que algum membro da equipe possa fazer comentários sobre segurança do trabalho;
11) Evidencie a realização do DDS por meio de assinatura de todos; ex.: folha de presença do DDS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário